Preparo das mamas
- Hellen Cordeiro
- 27 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A mulher se prepara para amamentar ao mesmo tempo em que ela se prepara para a maternidade. A amamentação é um dos cuidados importantes para a mulher-mãe e ao seu bebê.
Uma das dúvidas mais comuns entre as mamães de primeira viagem é: “Como devo preparar a mama durante a gestação para a amamentação?”.
Primeiro entenda que você é única! Existem infinitas variações anatômicas de mamilos, e não deixe que isso seja uma barreira inicial na sua tentativa e dedicação para amamentar. Nós mulheres, temos capacidade inata para o aleitamento! Você vai conseguir!
Uma dica valios : Acredite no seu corpo
Ao longo da gestação, o próprio corpo se encarrega de deixar a mama pronta para a amamentação. Então, relaxe !!! É comum que amigas e familiares da gestante deem conselhos que não são embasados pela ciência, e por não terem comprovação cientifica não funcionam. Seja crítica para saber evitar dicas que podem mais atrapalhar do que ajudar!
Práticas recomendadas até mesmo por alguns profissionais de saúde como usar bucha vegetal, toalha, pomadas de lanolina para engrossar ou até mesmo “calejar” o bico do peito são consideradas por inúmeros artigos científicos prejudiciais ao aleitamento materno.
Estas técnicas utilizadas antigamente, acreditava-se que isso era benéfico porque “calejava” a pele. Mas, agora, já se sabe que tais ideias são mitos e não há estudos científicos que comprovem a eficácia delas, além de causarem microfissuras na mama podendo levar até a infecção além de serem ineficaz. Para completar, a estimulação das mamas libera ocitocina, o que pode levar à indução do parto prematuro nas gestações de risco.
Uma série de hormônios atuam para cuidar de tudo por você. Eles são os responsáveis por escurecer a auréola (o que ajuda a tornar a região mais resistente). Há também glândulas de montgomery que aumentam a lubrificação natural da pele, deixando-a hidratada e protegida.
.
Comments