O Desmame
- Hellen Cordeiro
- 27 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

O Desmame faz parte do processo dá amamentação, a qual muitas vezes, é vista apenas como uma forma de alimentação dos bebês, sob o controle dos adultos. Mas o aleitamento materno faz parte de uma ação ampla e complexa etapa do desenvolvimento do indivíduo, com repercussão na sua saúde física e psíquica
Dr. William Sears, famoso pediatra norte-americano, faz recomendações de acordo com essa linha de pensamento: “Não limite a duração da amamentação a um período pré-determinado. Siga os sinais do bebê. A vida é uma série de desmames, do útero, do seio, de casa para a escola, da escola para o trabalho. Quando uma criança é forçada a entrar em um estágio antes de estar pronta, corre o risco de afetar o seu desenvolvimento emocional”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo deve acontecer até os seis meses de vida do bebê, sempre que possível e recomenda o aleitamento materno por 2 anos ou mais.
Não existe hora certa para o fim do aleitamento materno. Muitas são as questões que podem levar a esse momento: a volta ao trabalho, a chegada de outro bebê, o cansaço , simplesmente a vontade da mãe (e às vezes do bebê) de encerrar esse ciclo ou , a percepção de que a criança está pronta para o desmame.
No Brasil, apenas um terço das mulheres amamentam seus filhos por 2 anos ou mais. As razões para isso vão desde dificuldades práticas relacionadas à rotina diária, até a crença de que a amamentação além do primeiro ano de vida é danosa para a criança do ponto de vista psicológico.
Assim como a amamentação (e a maternidade de maneira geral), o desmame também requer tempo e aprendizado. É uma nova fase na vida da mãe e do bebê e, como em qualquer situação nova, eles precisam se adaptar.
Não existe resposta certa, nem fórmula mágica para o desmame. Cada mãe, cada criança e cada relação funcionam de um jeito.
O desmame pode ser classificado em quatro diferentes categorias: abrupto, planejado ou gradual, parcial e natural. Neste último, que seria o processo ideal, a criança se autodesmama, sob a liderança da mãe.
As técnicas para incentivar o desmame variam de acordo com a idade. 💕💕💕
Comentários