Ejeção do Leite (Entenda como Funciona).
- Hellen Cordeiro
- 7 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

A ejeção do leite materno ou seja, a saída do leite materno da mama, geralmente ocorre quando ao mamar, o bebê desperta pequenos terminações nervosas que estão no complexo aréola mamilar. Estes nervos mandam um recado para o cérebro fazendo com que hormônios sejam liberados.
.
Um dos hormônios que é liberado durante este processo é a prolactina que contribui para a produção de leite materno. O outro hormônio é a ocitocina, também conhecido como o hormônio do amor, que promove uma pequena contração das glândulas mamárias, permitindo o leite passar pelos ductos, saindo da mama e chegando até o bebê.
.
O hormônio ocitocina é produzido naturalmente pelo corpo quando a pessoa encontra-se relaxada e segura, mas é possível estimular e aumentar sua produção por meio dos sentidos da mulher: Olfato, como o cheiro do bebê; o tato ao acariciar, a audição ao ouvir os sons e o choro do bebê.
.
É bem comum, a mãe não perceber esses sinais que chamamos de ejeção do leite, no período logo após o parto. Frenquentemente mães me perguntam quando vão sentir o leite descer... quando vão sentir aquele formigamento na mama que muitas mulheres sentem. E a resposta é: esse processo varia de mulher pra mulher! Uma sentem mais exacerbado outras menos. Informo que nos primeiros dias da amamentação, podemos sentir esse reflexo também no útero, através de pequenas contrações uterinas, que se iniciam com sucções efetivas dos bebês.
.
Conhecer seu corpo, e dominar informações, são fonte fundamentais de apoio pra seguirem com a amamentação.
.
Em caso de dúvida, procurem ajuda profissional, que responderão, tecnicamente seus questionamentos.
.
Saibam que podem contar comigo, sempre que precisarem. Beijo no coração.

.png)









Comentários