Cuidado… mamas muito cheias podem diminuir sua produção de leite!
- Hellen Cordeiro
- 7 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

🤔Essa afirmativa, pode trazer dúvida pra você. Pode estar se perguntando agora: Como assim??
Pois bem, é isso mesmo que pode acontecer! A mama que permanece cheia armazenando leite, aciona um mecanismo de proteção, e a explicação se dá pela liberação de uma proteina pela mama chamada FIL ( Fator inibitório da lactação). Quanto mais leite estocado na mama, maior será a produção do FIL.
A função do FIL é regular localmente a produção do leite, ou seja, a remoção frequente do leite produzido, menor será a concentração e liberação desta proteína pela mama e consequentemente maior será a produção de leite.
⚠️Manter as mamas cheias é um grande risco para o sucesso da sua amamentação. É esperado que nos primeiros 10 dias aproximadamente, as mamas tendem a ficarem mais cheias, devido controle hormonal e a descida propriamente dita do leite. Mas este fato não pode ser uma constante. A Mama madura precisa passar por transformações que permitam que ela tenha volume menor, mas grande quantidade de leite produzido.
.
😳Muitas mães acham que ter leite é ter uma mama sempre cheia e escorrendo leite., o famoso leite pinga pinga. Algumas poupam uma mama cheia, para ter leite para oferecer na próxima mamada. Mas depois desta informação, percebem que esse fato não protege a sua amamentação. Muito pelo contrário, coloca ela em risco e esse leite poderá cair gradualmente ou até mesmo drasticamente.
😍Compartilhe essa informação, salve para ler quando desejar. Vamos juntos espalhar conteúdo baseado em evidências, e ajudar muitas mamães a protegerem a amamentação.
Beijo no coração!
Hellen Cordeiro
Consultora Internacional de Lactação IBCLC

.png)









Comentários