top of page

Blog

Acidentes domésticos




No Brasil os acidentes representam a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 14 anos. Estes dados são ainda mais impactantes ao sabermos que mais de 90% desses eventos poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção. Inclusive, impressiona saber que muitos desses acidentes acontecem dentro de casa, local onde, a princípio, as crianças devem ter liberdade para circular, explorar e se desenvolver de forma saudável e segura.

.

As quedas representam a maioria dos casos, seguidas por queimaduras. As lesões mais graves estão relacionadas ao calor e quedas de alguma altura. O risco é mais elevado para crianças em idade pré-escolar, de 2 a 5 anos.

.

Os acidentes resultam de uma conjunção de fatores, dentre os quais estão as características normais das crianças, como serem curiosas, inexperientes, terem espírito aventureiro e investigador, além de percepção limitada do ambiente onde está. Elas costumam enxergar o mundo de baixo para cima, ficarem absortas em seus próprios interesses imediatos e se “desligarem” do que está ocorrendo ao seu redor. Assim, acabam desconhecendo as consequências de muitas situações novas no seu dia-a-dia e, dependendo da fase do desenvolvimento que se encontram, tornam-se mais suscetível a elas e aos riscos que representam. Além disso, o perigo aumenta ao interpretarem de forma imprecisa ao que estão expostas, às vezes em função de sua estatura menor, que não lhes permite enxergar acima de um obstáculo ou serem vistas por um adulto. Por isso, cabe aos mais velhos não subestimar a criança em suas capacidades e habilidades, oferecendo-lhe supervisão constante e atenta.

.

Do ponto de vista da segurança, todos os cômodos devem ser examinados em separado, dadas as suas particularidades. O primeiro a ser avaliado é a cozinha, por ser o lugar mais perigoso para a criança. É nela que ocorrem a maioria das quedas, queimaduras, lesões cortantes, lacerações e intoxicações. Em seguida foco de atenção devem ser no banheiro,corredor e escada, ao quarto das crianças, ao quarto do casal e à sala de estar. Além de estar atento no jardim e lavanderia.

.

FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria

Comentários


WhatsApp.png

©2025 - Hellen Cordeiro. Todos os direitos reservados!

HELLEN CORRÊA TEIXEIRA CORDEIRO, CPF 068.888.257-95

Rua Curitibanos nº 989, centro, CEP. 89460-146, Canoinhas, no Estado de SC

Políticas de Troca, Devolução e Reembolso.

hc.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
WhatsApp.png

Voltar ao início

bottom of page