Bebê mordendo na amamentação? o que fazer!
- Hellen Cordeiro
- 9 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A primeira linguagem do bebê, é o choro. Com o passar dos dias, a interação entre mãe e filho vai se aprimorando, através da interpretação de caras e bocas feitas pelo bebê
O ato de morder (reflexo de mordida), é uma das formas de comunicação entre o bebê e a mãe e pode estar relacionado ao desconforto do nascimento dos dentes ou até mesmo a falta de interesse da mãe durante a amamentação. Algumas situações podem favorecer o ato de morder.
DescrevI sobre 03 situações mais frequentes:
⠀
1. Mordidas nos início da mamada: Quando a mordida acontece no início da mamada precisamos observar a abertura da boca do bebe e a pega ao seio. A língua pode não estar cobrindo a gengiva. Em casos de anquiloglossia / língua presa, isso pode ser frequente. Peça ajuda, se for o caso, para visualizar a parte inferior da boca do bebe. Pode ajudar manejando o queixo do bebe para baixo.
2. Mordidas no final da mamada: pode estar relacionada com a diminuição da fome ou até mesmo com falta de leite na mama. Trocar o bebe de seio é uma alternativa para que a mamada continue mais tranquila.
⠀
3. E quando não tem padrão, observe se o bebê realmente não está distraída com alguma coisa
⠀
As mordidas podem ser evitadas? Como evitar ?
Sempre devemos estar atentos à pressão que a boca do bebe está exercendo sobre a mama. Se perceber um aumento da tensão no queixo, finalize a mamada .
⠀
Após a mordida, como conduzir?
Finalize a mamada imediatamente!
Converse com o bebê e pergunte: "Você não quer mamar mais?" Eu estou aqui pra dar mamar pra você… Estou aqui pra você filho (a).
Devemos evitar gritar…. Mesmo que doa precisamos não gritar. O ato pode gerar associações ruins, além de poder gerar medo e ele começar a recusar a mama. Risadas também não são recomendadas, pode parecer brincadeira, e isto acontecerá mais vezes. O diálogo vem como primeira opção e sempre olho no olho…
⠀
⠀
Você já passou por essa situação? Compartilhe conosco nos comentários!

.png)









Comentários