top of page

Blog

A Chegada do segundo filho



Como frequentemente tenho me deparado com a a chegada do segundo filho na família, resolvi deixar algumas orientações que considero fundamentais nesse processo. Vale intensificar a atenção ao mais velho, entre as sonecas do bebê, por exemplo, e também delegar alguns cuidados com o mais novo, quando não estiver amamentando....Uma rede de apoio familiar é primordial, facilita a compreensão do primogênito. Ele não se sentira tão perdido com a chegada do imãozinho. Se havia um costume de passear , brincar de algo especial, ir ao parque ou andar de bicicleta , vale manter essas atividades, ainda que os pais tenham de se revezar no começo, enquanto o menor não puder sair de casa.

.

Estar atento para manter-se presente nos horários importantes do filho mais velho, como lição, chegada da escola, refeição, também ajuda a criança a não sentir tanto a mudança da chegada do irmão.

Outra dica especial, para os casos em que os irmãos dividem o mesmo quarto. No início, até que o bebê consiga dormir a maior parte da noite, é melhor deixá-lo no quarto dos pais. Isso porque, sem dormir, o mais velho pode apresentar alterações no comportamento devido à privação de sono, ficando irritado, mal-humorado ou desatento.

.

Vale lembrar que ainda durante a gravidez, devemos iniciar os cuidados com o filho mais velho em relação ao bebe que está a caminho. Deixar a criança participar da escolha do nome, acompanhar algum ultrassom e ser um dos primeiros a pegar o irmão no colo, após o nascimento, são atitudes que facilitam a conexão entre os irmãos.

.

Outro ponto importante é que grandes mudanças na rotina, devem acontecer com muita antecedência, como troca de babá, desfralde do primogênito, aumento de tempo na escola, entre outros, sejam iniciadas no início da gestação ou bem depois da chegada do bebe. Essa orientação é um auxílio para que a criança não associe com o nascimento do bebê. O mais velho, até então, compreendeu o amor como a atenção que recebe. Portanto, quando os pais não podem mais estar com ele o tempo todo, pois têm as demandas do recém nascido, o mais velho não sente ciúme do caçula, e sim insegurança do amor de seus pais.

Comentários


WhatsApp.png

©2025 - Hellen Cordeiro. Todos os direitos reservados!

HELLEN CORRÊA TEIXEIRA CORDEIRO, CPF 068.888.257-95

Rua Curitibanos nº 989, centro, CEP. 89460-146, Canoinhas, no Estado de SC

Políticas de Troca, Devolução e Reembolso.

hc.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
WhatsApp.png

Voltar ao início

bottom of page